A impotência da Excelência

"Eu sou excelente", diz do alto da sua arrogância..

Descobri, hoje, que ser excelente não chega. Não é meio caminho andado, não é pouco. É nada, é zero.
Ser excelente, hoje, é um alto patamar coberto de um vazio que pesa trazê-lo e que nada acrescenta. 
Eu não o sabia, mas achava que o tinha. Achava que tinha o meu pequeno saco de excelência e que andar com o meu pequeno pote de excelência já era, por si só, excelente. 
Houve momentos em que não me aceitava menos do que excelente. Todo o meu pequeno pote de Excelência era apostado num só momento e, aí, não me aceitava menos que isso. Portanto sim, já me definia excelente. Encarava-me ao espelho e preparava-me para levar o pesado pote. Só pensava: "Mais do que ser o que tens, é o topo de ti. Tens De Ser Excelente!". Realçava, assim, as pequenas excelências que tão orgulhosamente (e a custo) trazia comigo.

Hoje vi que ser excelente não é o ponto de chegada, mas o de partida. A Excelência é condição base para que a verdadeira vitória chegue, um dia, até nós.

Por isso eu Reforço: Ser excelente nada me trás, nada me dá e já nem sequer me alimenta.


O meu problema é ainda mais profundo: Mais do que não me trazer nada, a Excelência não me levou a lado nenhum. Se fosse por ela, pela excelência, eu nada seria. 

Vi, então que Ser Perfeito é um fardo pesado que já não aspiro a se-lo. Aprendi, que a magia reside numa pequena palavra. O simples que é dize-la é o difícil é que te-la: Mérito. 
O que conta é o mérito que temos nas pequenas ou grandes conquistas das nossas vidas. Podemos ser excelentes a vida toda e não ter mérito em nada. Assim, do que nos vale a excelência? De nada nos vale.

Aprendi, hoje, que o mérito deve ser o que devemos procurar. Devemos "saber fazer". Devemos saber porque acrescentamos valor, por exemplo, à vida de alguém. Seguindo o exemplo, devemos, mais até do que saber, sentir o que fizemos para merecer o amor de alguém. E assim que o descobrirmos, encontramos o nosso porto seguro, a nossa calma.

O que não tive, não tenho ou não terei será apenas e só porque não tive mérito em te-lo. Será porque não o mereci.

Assim,
Ser Excelente é ser um vinho do porto.
Ter Mérito é o momento em que o bebemos.
Já escolhi o que quero ter, vocês não?



Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Power of Words

Bom dia à lá «di bo»