My 2009!

Deitado na cama, sem nada que fazer mas em muito que pensar, dei por mim a fazer um balanço deste ano 2009!

Que Ano..
Vou tentar ser o mais directo e honesto possível...

Foi, de facto, um ano cheio de emoções.
De extremos.
Foi um ano em que vivi muita coisa pela primeira vez.

2009 começa para mim com uma pequena certeza secreta que eu não conseguiria esconder por muito mais tempo.
Essa certeza revela-se quando termino uma relação de praticamente dois anos que tinha tudo para dar certo mas... da minha parte... faltava-lhe o essencial: amor.
E aqui começa o meu ano de emoções fortes.
O sentir na pele a dúvida de uma decisão, o sentir que magoei alguém, o querer que o amor nasça de um dia para o outro... não foi fácil e levou muito de mim.
Costumo dizer que consigo ser emotivamente racional e que consigo, apesar de viver tudo a "mil á hora", racionalizar as toneladas de emoções que a vida me tem proporcionado, mas a verdade é que, nesta fase do ano, não consegui.... Senti-me de tal forma fraco e descontrolado, perdido nesta "máquina de lavar roupa" que é a vida do Tiago do Paço, que, quando dei por mim, estava desesperadamente á procura, nas gavetas do Passado, do que tinha sido, em tempos, um dos "locais" mais calmos em que me reencontrava comigo.
Mal de mim se não tivesse encontrado a minha Big Sister novamente!
Considero, sem a maior sombra de dúvidas, que voltar a falar com a "minha consciência" foi das melhores alegrias que tive este ano!
O facto de estarmos "apenas" separados por 9 horas e não-sei-quantos continentes e oceanos não conta para nada, pois foi ela que me ajudou a erguer novamente! Foi com ela que chorei e ri tudo! É o meu diário... livre de culpas, medos, juízos de valor... livre de tudo! A minha gratidão e amizade fazem a Austrália parecer a Madeira... pequena.

Mas o louco ano de 2009 não parou... Continuou e muitas mais emoções estariam para vir.

Mal sabia eu....

No dia 2 de Julho - perdoem-me a exaustão da data, mas acho piada á evolução desta historia - volto, com surpresa, a dar-me com alguém fugido do tempo e da minha vida (havíamos, apenas, trocado parcas palavras no meu dia de anos). Sim, era paixão antiga...
BOOOOMMM!! A chama volta. Não durmo nessa noite!
Sonhos e sonhos e sonhos e ainda mais sonhos voltam como guerreiros imortais para me desafiar! Já não estava, nesta altura, habituado a este tipo de cruel delicia.
Desesperado, dou por mim a sufocar a moça da Ilha com 1001 pedidos de ajuda.
Tanto eu como ela sabemos que, se este tornado me toca outra vez é difícil sair dele... como outras inúmeras vezes foi!
Sexta-Feira, dia 3. Brincadeira do destino: Após uma noite inglória, acordo com o meu irmão a dizer-me, via sms, que está frente-a-frente com a moça que passou a noite a desafiar-me.
Nessa mesma noite de sexta-feira, após mais um belo concerto de Quim Barreiros na bela localidade de Rio de Mouro, dou por mim no carro dela a vê-la falar enquanto temos como vista um lugar especial..

Entretanto fez-se tarde (muito tarde) e são 5 horas da madrugada de sábado. Dia 4 de Julho de 2009!
A despedida adivinhava-se, como sempre, complicada.
Foi aí que, ao som de Tina Turner, tudo o que eu, até então, mais queria aconteceu. Senti o que durante anos sonhei.
Disse-lhe tudo, a seguir.

Foi dos momentos mais perfeitos que tive!
Mas... não deu. Ela escolheu o namorado e preferiu deixar-me no encantado livro dos sonhos e fantasias que ela tinha.
Custou na altura... mas hoje percebo que tudo acontece por algum motivo!

Foi um verão de loucos... Este episódio e a esperança de poder acontecer novamente, as saídas, os amigos... Foi dos mais doidos e alucinantes que tive! (Foi quase tão perfeito como o de 2004!)

Como disse, foi um verão vivido no limite e onde o equilíbrio emocional foi difícil de manter! Mas... confesso... gosto de ser assim! Gosto de sentir-me vivo, aberto ás emoções, mesmo que caia algumas vezes e mesmo que essas vezes custem!

O meu equilíbrio (se é que tenho um...) foi mantido, essencialmente, por 3 grandes amigos.
Um deles... é, hoje, a minha melhor companhia, a minha calma e a minha loucura, o meu conforto e o meu desassossego.
Ela fez parte de tudo o que vivi neste ano... Ouviu-me, ajudou-me, conheceu-me e a nossa aproximação tornou-se inevitável!
Tornou-se, para mim, uma necessidade mágica a presença dela ao pé de mim!
Dava por mim a rir sempre que ia a caminho de mais uma saída á noite de amigos e colegas em que ela também ia estar presente, apenas porque, apesar de feio, sempre fui seguro de mim e da minha presença mas... com ela... sentia um formigueiro no estômago que não estava habituado a sentir. Fazia-me tremer.. sem dúvida! O meu mundo abanava com ela.
Apesar de tudo.. das tentativas de negação, do gigante respeito que tinha por ela, do pensamento "ela nunca vai olhar para mim", do facto de ela ser comprometida, era inevitável: Todo o Tiago tremia sempre que ela falava para ele.
Todas as idas á praia, todas as conversas que tivemos, toda a admiração que tinha por ela, todas as brincadeiras em aula que tínhamos, toda a magia que ela trazia naquele cabelo ondulado me fascinaram!
Lembro-me de comentar com a "minha consciência" que não conseguia controlar mais, que era difícil demais estar ao pé dela e que o respeito que tinha por ela é grande demais para sequer tentar aproximar-me de outra forma. Eu não me perdoaria se lhe faltasse ao respeito!

Até que... Numa noite quente de Agosto, com ela mais bonita que nunca, perdi a noção do tempo e espaço. Estar ao pé dela queimava demais! O primeiro impulso, sempre que ela me olhava nos olhos, era o de colocar a minha mão no pescoço dela e colar os meus lábios aos dela e isso não poderia NUNCA acontecer! Ela tinha conseguido, nessa noite, deixar-me parvo e louco de paixão!
Na noite perfeita que nos acompanhou, já deitados no chão e depois de longas conversas e brincadeiras ela, a olhar-me nos olhos e sempre segura de si, pergunta-me: "E tu... O que sentes?" (E é aqui que todo o meu mundo pára, que todo o meu corpo é arrebatado pelo comboio da adrenalina!)
Respondo-lhe, num tom firme e baixo: "Gosto... Gosto a sério."
Estava para acontecer uma das noites mais perfeitas que alguma vez tive. Cada toque foi medido, perfeito e eterno...
Foi a noite em que o amor, a paixão e o respeito se uniram e meteram a um canto a traição, a tentação e o errado.
Dormimos bem juntos, de mãos dadas!
Estava completamente apaixonado!
O que era para ser um caminho que devia ser calmo e feito passo a passo tornou-se numa chama acesa de amor e de paixão e a 9 de Agosto, torna-se oficial!

É nesse preciso dia que volto atrás para "limar arestas com o passado" e encerra-lo definitivamente!

Se o inicio do verão foi de loucos, o final não lhe fica atrás... Setembro de 2009 proporcionou-me uma das mais espectaculares noites que alguma vez tive.
Em albufeira, com 2 amigos e a namorada, tive uma semana de sonho com muita diversão, paixão e loucura!
As actividades dividiam-se em praia, piscina, compras, jantares na varanda, bares e disco's até altas horas da noite.
Não sou de sair muito.. muito menos de dançar que nem um doido até não aguentar mais. Mas até isso aconteceu! É claro que... para toda esta desinibição muito contribuiu o facto de, tanto eu como o meu zeka Danny termos ingerido delicadamente 2 garrafas de Lerizia cada um!
O que fica na memoria é uma noite perfeita!!
Senti-me livre, solto, feliz, apaixonado, bem comigo, bem com os que me rodeavam, divertido, a sentir cada batida da musica que passava... Senti-me como não me sentia á muito: completo!
[Sim... a ressaca foi um bocado dura, mas aguentou-se bem! Valeu a pena!!]

Com o regresso á "dura" vida da faculdade e com as praxes a tomarem conta de mim, senti saudades de um amor antigo que não voltará mais: a minha ESGS.
Vesti a camisola da faculdade onde irei acabar o curso mas... é como dizem... o primeiro amor nunca se esquece!
Por muito azul e branco que seja por fora, terei sempre tatuado na alma a minha faculdade, a grande ESGS.

Entretanto... as praxes acabaram e o ano continuou.. aproximando-se já do fim..


No dia 31 de Outubro recebo a noticia de que o Pai da minha família morreu, com 84 anos.
Eu, com 22 anos, pela primeira vez sinto o que é perder alguém querido. E custa. Custa muito!
Custa ver o sofrimento de toda a família, custa vê-la chorar...
Chorar a morte custa, pesa como rocha e queima como o fogo! Ganhar a consciência de que nunca mais vamos ouvir a voz de alguém.... é indescritível.
Ver à nossa volta o desespero dos filhos, a revolta da Mulher a contradizer com o silencio que o momento exige.. assusta e não estou á altura de passar por isto de novo.
A verdade é que sinto muito a falta do meu avô, das suas historias e sabedoria. Tenho pena de não poder aprender mais com ele.
No entanto, orgulho-me do nome que tenho e do significado, cada vez mais vincado em mim, que tem! Sofremos e choramos todos juntos, apoiamo-nos uns nos outros e, bem devagar, vamo-nos levantando, sempre de cabeça erguida!
Se há algo que quero passar aos meus filhos é este orgulho que sinto na minha família, esta honra desmedida que tenho em ser "do Paço".

A partida do meu avô fez-me temer, pela primeira vez, o Natal.
Tive medo deste Natal e da falta que o meu avô faria!
Todos nós sentimos a sua falta e, no fundo, esperei sempre vê-lo algures na sala.
O momento que mais me marcou foi ver o meu pai sentar-se no topo da longa mesa de 18 pessoas e isso... custou-me... mas custou-me ainda mais por saber que ao meu pai lhe custava mais.
A sensação de ocupar um lugar deixado vago por alguém que amamos é cruel e eu senti nos olhos dele que lhe feriu a alma sentar-se no lugar que, antes, era do meu avô.

...





No que respeita a emoções, foi assim o meu ano de 2009!

Um ano em que muito do que acredito [ou acreditava, ainda não sei bem] foi posto á prova!

Neste momento, o que realmente me importa é que estou bem comigo.
A morte do meu avô e uma conversa que tive este Natal fizeram-me ver que nada é eterno e que nada dura a vida toda!
Sou novo e tenho um mundo inteiro para descobrir!

Não devo temer o futuro nem evitar as dificuldades! Elas acabarão sempre por me alcançar!

Na entrada deste novo ano, entrarei também com uma certeza secreta: A certeza de que estou numa relação que teria tudo para dar errado, mas que tem o mais essencial: amor... e muita, muita paixão!

Defendi que, para uma relação dar certo, as duas pessoas têm que, pelo menos, ser de mundos iguais. Mas, aos poucos, vou aprendendo que, se calhar, é capaz de ser possível que dois seres de mundos diferentes, com visões completamente distintas, consigam viver o "
depois do beijinho". Prova disso é o novo filme que toda a gente fala.. o AVATAR.

Ensinaste-me a lutar por nós.

Por tudo o que me fazes sentir,
Por tudo o que já vivemos e que ainda vamos viver,
Por tudo o que eu quero construir contigo,
Por todas as nossas diferenças,
Por todas as nossas semelhanças,

As minhas ultimas palavras vão para ti,

Amo-te Mayara!

Feliz Ano Novo & Boas Entradas!





P.S.:
Não sabia bem onde colocar mas achei que merecia destaque:

- Musicas do ano: I gotta a Feelling & Gravity.
- Filmes do ano: Notebook & The Bucket List.
- Imagem do ano: O meu Avô Delfim!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Power of Words

Bom dia à lá «di bo»