Perguntei-me: «O que me fez ser o que sou hoje?» - Não que hoje seja alguma coisa com relevância, mas achei justo merecer uma resposta minimamente pensada da minha parte. Eu merecia saber que fundamento tiveram as minhas escolhas. Todas elas.
E fui-me apercebendo de que todas as grandes decisões que tomei não têm um único ponto em comum e nem poderiam ter.

[Abrando a velocidade e encosto-me à direita - coisa rara]

«Não haverá um único lado comum? Nada com que te possas identificar? Será assim tão .... "aleatório"?»

A resposta é óbvia e resume-se a uma só palavra: Impulso.
Ajo por impulso e todas as minhas decisões são instintivas. «Nice...» - penso.

Nesta nova epoca académica da minha vida, tentei confirmar a minha conclusão:
«Como cheguei até aqui?!»

No Secundário, o meu critério de escolha foi: «Boa Tarde Sra. da Secretaria. Quero o agrupamento que não tenha Matemática e quero daqueles que são feitos para quem não quer ir para a faculdade. Faculdade é p'ra meninos... pufff.» «Ah.. tenho que decidir agora? Pode ser o 3º Agrupamento. É Administração do quê, mesmo?»

E estava feita aquela que, para a idade, deveria ser uma escolha mais do que pensada, reflectida, etc...

Decidi que queria seguir Publicidade numa das últimas aulas do meu 12º ano. Até ali nem nunca tinha pensado em ir para a faculdade. Foi preciso ir um Account de uma agência qualquer ir falar à minha escola para me maravilhar com 3 ou 4 frases pré-definidas. Em 10 minutos tinha decidido que, não só ia para a Faculdade, como já tinha decidido em que me licenciar. Tudo simples.

A escolha da faculdade foi simples. «Qual queres, Puto? Hm... a mais perto». 'Tá feito: 1ª Opção = Escola Superior Comunicação Social para Publicidade e Marketing. As outras 5 opções não importavam.

Num qualquer Domingo de manhã acordo e.... «Merda. Aliás... Grande merda.» Não entrei na 1ª opção e, pior do que isso, nem sequer sabia qual era a 2ª. Fui ver: Uma tal de Escola Superior de Gestão de Santarem, para Marketing e Publicidade. «Hm....». Entre a novidade de saber que não entrara na 1ª opção e a decisão de ir para Santarém passaram-se cerca de 10 segundos. Acordei os meus pais a dizer-lhes: «Vou estudar para Santarém. Temos que lá ir procurar casa.»

Santarém é um mundo de loucos e, academicamente, não corre como o esperado. É segunda-feira e faltam apenas 3 dias para voltar às aulas em Santarém. Sento-me, como milhões de outras vezes, para tentar escrever qualquer coisa. Dou por mim a escrever a minha Despedida de Santarém e, em menos de nada, estou inscrito num tal de Instituto Superior Novas Profissões - INP - em Relações Públicas e Publicidade. Isto até poderia ter sido normal não fosse o caso de, 20 minutos antes, ter entrado naquelas instalações com a documentação para ir para outro tal de Instituto Superior de Gestão - ISG - para me licenciar em Marketing.

E com o Mestrado o mesmo se passou. Tropecei no ISCTE e caí de caras em Marketing e Gestão do Desporto.

O Futuro? Estou disponível para a vida!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Power of Words

Bom dia à lá «di bo»